Dia do Ferroviário: sábado tem agito na antiga Estação Ferroviária

Dia do Ferroviário: sábado tem agito na antiga Estação Ferroviária

3 de maio de 2019 Off Por brenosilverio

Diversas atrações estão no programa; ainda, Maria Claudia e Teroca (foto), Fabiano Marchesini e uma atração surpresa farão parte da festa.

Neste sábado, 04 de maio, será realizado o encontro “Dia do Ferroviário – Eu trabalhei na Fepasa”. Com realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e com o apoio e parceria do mandato do vereador Elias Chediek, o Dia do Ferroviário tem como objetivo resgatar a importância histórica da ferrovia. O “Dia do Ferroviário” será realizado no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, na antiga Estação Ferroviária, das 9 às 16 horas, com entrada gratuita.

Música ao vivo, brechó, artesanato, exposição de ferreomodelismo, food truck são algumas das atrações do evento. Uma transmissão ao vivo da Rádio Uniara também está no programa. Vale destacar que o Museu Ferroviário estará aberto para visitação e, ainda, uma atração surpresa fará parte da festa – esse é o presente da Rumo Logística para o encontro.

“A ferrovia está entrelaçada à história de Araraquara em vários níveis e a celebração do Dia do Ferroviário é uma oportunidade de não apenas reverenciarmos aqueles que construíram sua vida profissional na ferrovia, como também de preservarmos a memória da cidade em um dos seus mais importantes aspectos”, lembra a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

Nessa edição do Dia do Ferroviário, o vereador Elias Chediek – que instituiu a lei de realização do evento – buscou parceria com a Rumo Logística para que a empresa se encarregue de apresentar uma atração surpresa. A empresa também fará a doação de brindes para que sejam distribuídos como prêmios de concurso cultural feito por meio de desenhos e redações, e sorteio.

“Esse é um evento que revive a história da nossa cidade, que precisa ser passada às nossas crianças. Também é a oportunidade de encontro e congraçamento de quem já trabalhou na ferrovia e dos que estão na ativa. A cidade toda está convidada”, apontou Chediek.

Música – Vale destacar que Maria Claudia e Teroca são atrações do Dia do Ferroviário, com o show “Porque Hoje é Sábado”. A dupla apresenta uma mistura de sambas novos e antigos, com músicas que são grandes sucessos e que estão na memória de todo brasileiro com o mais bonito do “lado B”. Nessa viagem, ninguém fica parado, e todo mundo canta, dança e se diverte com sambas de vários estilos: Samba Raiz, Partido Alto, Samba de Roda, Samba Canção, Samba Enredo.

A Roda de Samba de Maria Claudia e Teroca é um espaço democrático de tradição oral do samba, passado através de uma roda, para o público participar: seja cantando, lembrando de músicas, tocando, trazendo seu instrumento, batendo palmas ou dançando.

Maria Claudia e Teroca pedem passagem para fazer, no Dia do Ferroviário, um passeio no tempo e na diversidade de estilos deste, que é uma das principais manifestações culturais populares brasileiras e que enriquecem trajetória e identidade dessa nação.

“Porque Hoje é Sábado” apresenta: Maria Claudia (voz), Teroca (voz, percussão e cavaquinho), Vinicius Marin (voz e cavaquinho), Franco Lorenzon (violão), Marcão (percussão) e Saimon Jonathan (voz e percussão).

Ainda, as apresentações musicais contam com apresentação do guitarrista e violonista, Fabiano Marchesini que está lançando seu trabalho solo com um repertório eclético, contando com composições próprias. Dos grupos que participa ou participou estão: Batucada Brazuca, Quarteto Café, Mania de Samba, Os Canhotos, De Mala e Cuia, Ponto de Fusão, Gafi e Meia e, atualmente, Trio Instrumental Zabumbê.

Fabiano Marchesini é formado pelo Conservatório de Tatuí, Unimes (graduação em Música), UnibebCoc (Graduação em Letras), Pós Graduação em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior, e é produtor e apresentador do programa Instrumentado na Rádio Uniara FM. O música atua também como professor, há 27 anos, tendo um trabalho extremamente focado em música de qualidade, divulgando e promovendo a cultura musical de forma geral.

O Museu Ferroviário está localizado na Rua Antônio Prado, s/n°, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

“Dia do Ferroviário – Eu trabalhei na Fepasa”

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro)

Data: sábado (04 de maio)

Horário: das 9 às 16 horas

Grátis