Conheça o Turismo Rural

Conheça o Turismo Rural

Turismo Rural

Lançado no ano de 2018, nos Assentamentos Monte Alegre o Circuito dos Sabores.

O objetivo deste é consolidar um circuito de Turismo Rural nos assentamentos de Araraquara e Motuca, visando desencadear mais uma alternativa para o desenvolvimento local, propiciando o fortalecimento e organização dos produtores interessados na atividade.  Este projeto justifica-se devido ao potencial para a atividade do turismo rural existente nos Assentamentos Monte Alegre. Além de todos os atrativos relacionados a produção diversificada da agricultura familiar, a área possui diversos atrativos naturais e culturais, tais como cachoeiras, matas conservadas, riachos, entre outros. 

O público interessado na atividade já foi capacitado ao longo de 7 turmas no período de 7 anos. Nesse período cerca aproximadamente 100 propriedades participaram das capacitações.

 

Após o programa de capacitação, as propriedades passaram agregar valor aos seus produtos, tais como queijo, polpas de frutas, pães, cachaça e até e mesmo restaurantes e padarias.

 

As capacitações ocorreram por meio do trabalho do Sindicato Rural de Araraquara, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e da Turismóloga Angela Barbieri Nigro e da colaboração de demais parceiros como SEBRAE, ITESP, Prefeitura de Araraquara e Motuca. Destas atividades contínuas de capacitação surgiram diversas ideias de diversificação dos produtos e atrativos.

 

Aproveitando uma oportunidade de mercado e de pesquisa local, observou-se que a área é frequentada por ciclistas, uma vez que possuem um perfil de consumo diferenciado e que está à procura de produtos que apresentam características locais e personalizas. Nota-se que existe uma demanda por parte desse público em conhecer melhor os moradores locais e obter o acesso adequado de informações e localização.

 

O ponto de concentração e infra-estrutura de apoio para os ciclistas constitui-se na Padaria AMA (Associação de Mulheres Assentadas do Assentamento Monte Alegre VI). Todas as associadas foram capacitadas no Programa Turismo Rural. Além de capacitações na área de panificação e produção de alimentos, as associadas recebem assistência técnica e consultoria de diversas instituições, dentre elas: Fundação Itesp – GTC Araraquara, Sebrae-SP, Prefeitura Municipal, UNIARA, Consul (através do Prêmio do Concurso Consulado da Mulher), dentre profissionais liberais que auxiliam as associadas em suas atividades. Segundo a Presidente da Associação, aos finais de semana passam pela Padaria AMA aproximadamente 150 ciclistas.

 

Desta forma, diante da necessidade de maior visibilidade das propriedades no local e da vida ao campo, justifica-se a execução de um novo circuito que insira novos pontos de venda para produtos alimentícios artesanais. Essa ação visa contribuir para a consolidação do Turismo Rural nesta localidade, fortalecendo a diversidade da agricultura familiar, além de gerar renda aos envolvidos.

 

 

Foto 13
Foto 12
Foto 8
Foto 7
Foto 9
Foto 11
Foto 2
Foto 2 (2)
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 0
Foto 1