Desfile do Aniversário da Cidade nesta quinta (22) homenageia “Campos de Araraquara: terra indígena”

Desfile do Aniversário da Cidade nesta quinta (22) homenageia “Campos de Araraquara: terra indígena”

22 de agosto de 2019 Off Por brenosilverio


Para celebrar os 202 anos de Araraquara, o Desfile Cívico do aniversário da cidade, na quinta-feira (22), apresenta o tema“Campos de Araraquara: terra indígena” – uma homenagem aqueles e àquelas que aqui estavam, à Araraquara terra indígena,arara kûara, “toca das araras” ou morada do sol. A homenagem à cidade será realizada na Avenida Bento de Abreu, a partir das 8 horas.

Aproximadamente 3.200 pessoas participam do evento. No trajeto os integrantes seguirão pela Bento de Abreu, no percurso entre os balões da CTA e o do Soldado – roteiro oficial já seguido há anos. Além das crianças – maioria do desfile – a grade de participantes conta com escolas municipais, estaduais, instituições, clubes de serviços, secretarias municipais, programas e projetos sociais do município, entre outras instituições que irão prestar suas homenagens à cidade. Também haverá fanfarra, banda, veículos antigos e cavalgada.

A Educação da cidade realizará uma grande participação por meio dos alunos e comunidade escolar. Entre as escolas municipais participantes estão: CE Aléscio Gonçalves dos Santos, Centro de Educação Fundecitrus, Centro de Educação Piaquara – Prof. Letícia Vitta Filpi, Centro de Educação Ranchinho, EMEF /EI Henrique Scabello, EMEF José Roberto Pádua de Camargo, EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes, EMEF Olga Ferreira Campos, EMEF Prof. Altamira Amorin Mantese, EMEF Prof. Dra. Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, EMEF PROF. Gilda Rocha de Mello E Souza, EMEF Rafael de Medina, EMEF Waldemar Saffiotti, EMEF/EI do Campo Eugênio Trovatti, EMEF/EI do Campo Hermínio Pagôtto, EMEF/EI do Campo Maria de Lourdes da Silva Prado, EMEF/EI Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro, EMEF/EJA do CAIC Prefeito Rubens Cruz, Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, NEJA Irmã Edith e Programa de Integração AABB Comunidade.

Já as escolas estaduais contam com: E.E. Narciso da Silva Cesar, E.E. Pedro José Neto, E.E. Prof. Oacyr Antonio Ellero, E.E. Prof. Urias Braga Costa, E.E. Profª Antônia Eugênia Martins e E.E. Professor Joaquim Pinto Machado Junior.

Haverá também a presença de: Centro Educacional e Técnico de Araraquara (CETEC), Centro Educacional Sesi, Escola da Tia Dani Educação Infantil, Escola Imaculada Coração de Maria, Escola Espírita Eurípedes Barsanulfo.

O Programa Oficinas Culturais e a equipe de Esporte Artística Fundesport e Fundo Social de Araraquara, assim como a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Fundesport, já confirmaram a participação, assim como os Meninos da Praça FC e Futebol.

A música também se destaca com: Banda de Trabiju, Banda Marcial de Ibaté, Fanfarra da APAE de São Carlos, além da banda do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior do Estado de São Paulo (que também apresentará seus veículos).

Aliás, os veículos sempre são uma atração à parte e encantam crianças e adultos. Por isso, é bastante aguardada a participação do Clube de Carros Antigos de Araraquara “Os Intocáveis”, da equipe de Motocross e também dos veículos militares antigos e o seu grupo.

Os escoteiros marcam presença com Grupo Escoteiro Araraquara José Luiz Torquato e Grupo de Escoteiro Morada do Sol. O Clube de Aventureiros Casinha do Sol, Clube de Desbravadores Morada do Sol e Sentinelas do Selmi Dei e a Horta Comunitária também integram o evento, que contará com a Comitiva Rancho do Bolinha e uma cavalgada, e do Centro de Controle de Zoonoses.

Corpo de Bombeiros, DAAE, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, SOS Bombeiros e Tiro de Guerra asseguram participação na festa da Bento de Abreu, inclusive com alguns veículos como atração.

Ainda, ingressam o desfile: Assembléia Estrelas de Ísis de Araraquara, Engefort Sistema Avançado de Segurança, Igreja Adventista do 7º Dia, Legião da Boa Vontade – LBV Araraquara e Ordem Demolay.

Vale lembrar que a programação da quinta-feira, 22 de agosto, também conta com: o Show do Aniversário da Cidade, no Palco Externo da Facira, numa realização da Nativa FM, a partir das 13 horas.

O show apresenta: César Menotti e Fabiano, Cezar e Paulinho, Juan Marcus e Vinícius, Julia e Rafaela, Júnior e Cesar, Nathy Lima, Paula Mattos, Vittão, Victor Marques, Yasmin Santos e Zé Felipe. Na Facira também haverá, às 13 horas (Palco Interno), show com Rosa Branca e Flor Morena.

Ainda, a programação do dia 22 conta com: Arte no Parque (Parque Vivo), às 9 horas, no Parque do Botânico; e Feira do Pôr do Sol, às 17 horas, na Praça das Bandeiras. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Desfile Cívico 2019

Data: quinta-feira (22 de agosto)

Horário: 8 horas

Local: Avenida Bento de Abreu – Fonte Luminosa (entre os balões da CTA e do Soldado)

Programação gratuita

No mesmo dia:

 9h: Arte no Parque (Parque Vivo) – Parque do Botânico

13h: Facira – Show de Aniversário da Cidade – Palco Externo

13h: Facira – Rosa Branca e Flor Morena – Palco Interno

17h: Feira do Pôr do Sol – Praça das Bandeiras